Páginas

sábado, 19 de março de 2011

Se relacionar é amar

 

Amar. A – M – A – R. Como diria Carlos Drummond de Andrade: verbo intransitivo. Aquele que não necessita de nada para o completar, que faz sentido sozinho. É engraçado como o amor está presente em tudo, faz parte da nossa vida, do nosso ser, do nosso existir. Combustão. Ação e Reação.  Simetria. Tudo é amor. É um olhar disfarçado que se perde ao encontrar outro olhar. É um gesto distraído de carinho. É a alegria que exala ao encontrarmos alguém que amamos e sentir a reciprocidade de sentimentos. O coração fervendo de calor. Palpitações estranhas. Um sorriso singelo. Um gosto espetacularmente bom de sentir-se querido. Um desejo incontrolável de querer. É se sentir vivo, dar adeus à inércia. O amor é o sentimento mais sublime, mais simples, franco, compassível, natural, tênue e ingênuo do universo. Não há nada de complexo no amor, toda a complexidade é inventada por nós, porque estamos acostumados a acreditar e venerar coisas que fazem sentido, que possam ser explicadas, observadas e comprovadas cientificamente. O amor não é assim, não podemos conceituá-lo, classificá-lo, amar é estar sujeito ao incompreensível. Relacionamos-nos a todo o momento, interagimos com o mundo a partir de relacionamentos, e qualquer relacionamento baseado nas veredas do carinho, afeto, respeito, lealdade, é amor. Por que gastamos tanto tempo tentando diferenciá-lo da paixão? Tentando dividi-lo em ágape, eros, storgé, philos? O amor é amor e só. Só? É mais que o bastante. Como um verbo intransitivo. 

Anyele Matos

Texto para a 14ª edição De-sa-fio - Projeto Créativité 

13 comentários:

  1. Amiga, quero parabenizá-la por seu blog novo. Adorei o título, bem criativo, a cara do blog, mesmo eu sabendo que ainda vai mudar muito até estabiliza-se -rsrs- eu sei que está e ficará mais ainda do seu jeito.
    O texto está impecável, espero que ganhe de coração. Irei dedicar meu próximo post a você, para mostrar as pessoas seu novo blog.

    Grande beijo,
    Te amo minha amiga, não somente virtual!

    ResponderExcluir
  2. Bom, o amor é TUDO. Digo isso pelo lado bom e ruim. Acho que não tem sentimento que mais te muda do que ele. Adorei aqui, notei que estás no começo, por tanto estou seguindo. Adorei aqui *-*

    beijinhos e bom finde :*

    ResponderExcluir
  3. Ahhhhh, agora fui ver que meu blog está ali no blogroll *-* e que você me segue também. aah muito obrigada viu. :D

    ResponderExcluir
  4. Amar, Amar , Amar.
    Como você mesma disse o amor não estar sujeito a classificações ou conceitos.
    Só amamos e pronto, pronto não. E tudo.
    porque AMAR é tudo.
    ----
    Você está no caminho certo com seu blog flor.
    Desejo-lhe muito sucesso *_*
    beijos grande

    ResponderExcluir
  5. Ah, que lindo , cara. Sério.
    O amor é muito mais sempre *-*
    Lindo, bjjs

    ResponderExcluir
  6. Olá, estou lhe seguindo...
    percebo que tens um dom imenso
    escreve perfeitamente bem, e isso me agrada muito
    parabéns, seu blog é ótimo
    estarei sempre por aqui querida
    mil beijos ;*
    http://rgqueen.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Anyele, lindo o seu texto de amor. Você começou muito bem com Drummond, muito sutilmente, depois iniciou o seu vôo e voou feito uma pessoa pássaro de gigantescas asas de plumas brancas sobre os bolsões do amor.

    Convido para que leia e comente O Caminho Para Casa de Portinari no http://jefhcardoso.blogspot.com/

    “Que o dom da escrita me sirva como arma contra o silêncio em vida, pois terei a morte inteira para silenciar um dia” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir
  8. Anyele, muito obrigado por seu generoso comentário em meu blog! Fiquei muito feliz com sua presença e apoio. Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  9. Any,
    Queria dizer em primeiro lugar, que adorei muito a sua visita em meu blog. Me fez muito bem ler um comentário do seu nivel. Muito obrigado mesmo.

    E é claro, adorei seu espaço. É muito bom amar, mas melhor que amar é ser correspondido da mesma forma. Sempre acaba por nos fazer mais felizes! Um grande beijo, com carinho. Vou estar sempre aqui, passo a te seguir..

    Pedro

    ResponderExcluir
  10. Fiquei surpresa confesso!
    Belíssimo texto!
    Como você escreveu muito bem, sobre um assunto que todo mundo já escreveu e de uma forma, embora singela, muito própria, autêntica.
    Nossa!
    Anyele, meus parabéns! De verdade, de coração!

    Estou te seguindo em retribuição, mas principalmente porque você merece! Sou amiga da Jaynne, amiga virtual por enquanto, pois sou do Rio Grande do Sul rsrsrs Respeito muito o trabalho dela e estou percebendo que na cidade de vocês, só dá boas escritoras!!!!
    Novamente parabéns.
    Aparece lá no meu blog, e volto por aqui!
    Abração e ótima sorte para ti no mundo da blogosfera, que aliás, é ótimo exercício para novos escritores.
    Beijos

    Humoremconto
    http://anaceciliaromeu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Perdemos muito tempo tentando explicar, o bom mesmo é sentir, é na prática, amor é coisa sem explicação e que não precisa de uma, o bom é que façamos ele propagar-se, cheio de verdade. Belíssimo texto.

    ResponderExcluir
  12. Tô seguindo seu blog com prazer, querida! Aqui é lindo! ^^ Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  13. Difícil definir o amor. Mas como os poetas, vamos colocando pinceladas neste grande mural. Quem sabe um dia podemos visualiza-lo...
    Ah, estou indicando seu blog para um meme. Aceite-o. É de coração. Grande abraço!

    ResponderExcluir